A Indicação nº 025/2022, de autoria da vereadora Patrícia Mendes Diniz (Progressistas), foi aprovada na sessão ordinária do dia 31 de maio de 2022. A proposição solicita ao Poder Executivo Municipal a possibilidade da cedência de monitoras para as escolas estaduais de Nova Petrópolis, para atendimento das crianças especiais, ou que seja oferecida vaga para essas crianças na Rede Municipal de Ensino.
“Atualmente, os alunos com necessidades especiais que estudam nas escolas estaduais não possuem monitoras, com isso, não estão sendo atendidos como deveriam, comprometendo seu desenvolvimento e aprendizagem. É de responsabilidade do Município a inclusão social dessas crianças e adolescentes, contribuindo com o seu bem-estar e seu crescimento como pessoa”, destaca Patrícia.
A vereadora ainda relata que, em uma escola estadual de Nova Petrópolis, existe uma turma com três crianças especiais e, somente, uma professora.
“Esta situação me preocupa muito, pois sou especialista em Educação Especial, e eu acredito e defendo a inclusão, o lugar dessas crianças é na escola. Uma dessas crianças foi retirada da escola por não ter monitor e foi colocada na APAE. Trabalhei muitos anos na APAE e lá não é escola para crianças e, sim, para adultos. A mãe precisou tirar o filho da escola e a criança não tem o atendimento que precisa. Essa monitoria é muito importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança especial. Quando essa criança é incluída na escola, ela está aprendendo com os outros e os outros estão aprendendo com ela”, ressalta Patrícia.
CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis