Na segunda-feira, 4 de abril, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva (PSB), e os vereadores Daniel Michaelsen (MDB) e Kátia Regina Zummach (PSDB) estiveram presentes na inauguração da Sala das Margaridas, um espaço de acolhimento para as vítimas de violência, implantado na Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis. O vereador Nei Ambélio Schneider (PSDB), que está de licença saúde, também esteve presente na oportunidade.
A Sala das Margaridas tem como objetivo acolher, em um espaço mais acolhedor, mulheres, crianças e idosos vítimas de violência, encorajando as vítimas a buscar o auxílio necessário. O projeto foi realizado com ajuda da comunidade de Nova Petrópolis, que doou recursos para a implantação do espaço.
Em 2021, uma campanha de arrecadação foi lançada pela Prefeitura Municipal; Câmara Municipal de Vereadores; Polícia Civil; Conselho Comunitário Pró Segurança Pública (CONSEPRO); OAB Nova Petrópolis; Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e Sicredi Pioneira. De acordo com o delegado de Nova Petrópolis, Fábio Peres, foram investidos R$ 40 mil, entre serviços prestados e materiais doados.
Além disso, o projeto da Sala de Acolhimento contou com o trabalho de uma comissão, na qual a vereadora Kátia Zummach fez parte.
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alexandre da Silva, destacou a importância do projeto para Nova Petrópolis. “Parabenizo a todos os envolvidos nesta importante realização. Precisamos cada vez mais fechar o cerco contra a violência em qualquer âmbito, pois assim construiremos uma sociedade com mais segurança e empatia”, disse.
A vereadora Kátia Zummach ressaltou a importância do trabalho voluntário na realização do espaço.
“A Sala das Margaridas foi implantada com a ajuda de muitas pessoas, de muitas doações, de muito trabalho voluntário em prol de uma causa tão importante. Agradecemos imensamente a ajuda de cada um que apoiou esse projeto. Nova Petrópolis é a Capital Nacional do Cooperativismo, e mostramos que juntos somos mais fortes. Precisamos de mais respeito e proteção, que essa sala seja um símbolo do combate à violência na nossa cidade. Que as vítimas de violência se sintam acolhidas para levar adiante as denúncias e tenham o amparo necessário para procurar ajuda. Cabe a cada um de nós fazer a sua parte no combate à violência”, afirma Kátia.
Também estiveram presentes na ocasião, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; os deputados estaduais Elton Weber e Zilá Breitenbach; a diretora do Departamento de Proteção de Grupos Vulneráveis, delegada Caroline Bamberg, e o delegado de Nova Petrópolis, Fábio Peres.
FOTOS: Ricardo Lima/JNP | Dário Gonçalves/O DIÁRIO | Flávia Azolin/PMNP e Divulgação
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis