Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

30/03/2022

Aprovado projeto de lei que denomina Rua Albino Kopper

Proposição foi apresentada pelo vereador Daniel Michaelsen (MDB)

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na sessão ordinária do dia 29 de março de 2022 foi aprovado o Projeto de Lei do Legislativo nº 005/2022, encaminhado pelo vereador Daniel Michaelsen (MDB). A proposição denomina de Rua Albino Kopper a Rua “D” do Loteamento Jardim Europa, localizado no Bairro Vila Olinda.

Segundo o projeto de lei, Albino Kopper nasceu no dia 14 de agosto de 1926, no Morro Bock, e era filho de Carlos Fernando Kopper e Idalina Dahmer Kopper. Fazia parte da Igreja Evangélica Luterana de Picada Café. Com 18 anos, foi para o quartel em Bento Gonçalves. Depois do quartel, começou a trabalhar no Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e, posteriormente, começou um armazém no Morro Bock. Após, levou o comércio para Picada Café. Casou com Hedy Bratz Kopper, em 1º de outubro de 1949 no salão do Sr. Martim Bratz, pai da noiva em Nova Petrópolis.

Em 23 de outubro de 1953 comprou o primeiro caminhão Mercedes vendido no Rio Grande do Sul. Veio morar em Nova Petrópolis, na Vila Olinda.

“Em 1961, Albino tinha vários filhos e não tinha escola no seu bairro. Aí, ele foi falar com o prefeito da época, Osvaldo Spier, que liberou para a comunidade comprar o terreno e construir uma escola, que hoje é a Escola Municipal Luiz Loeser, inaugurada no dia 25 de fevereiro de 1962. Mais tarde, o Sr. Albino Kopper foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis junto com Picada Café, no Salão Bratz, onde aconteciam as reuniões. Foi o Sr. Albino Kopper e Édio Bratz que intermediaram a vinda da Cooperativa Piá para Nova Petrópolis”, afirma Michaelsen.

Confira outras atividades desenvolvidas por Albino:

  • Foi um dos fundadores da Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda;

  • Participou da comissão de restauração do antigo hospital para dar início ao Colégio Frederico Michaelsen;

  • Colaborou com o caminhão que trouxe areia e tijolo para a construção do Hospital de Nova Petrópolis;

  • Auxiliou na construção do pavilhão da Igreja Evangélica, no Centro de Nova Petrópolis;

  • Colaboração na Sociedade Tiro ao Alvo;

  • Era sócio da Associação Rural de Nova Petrópolis;

  • Era sócio-fundador da Assossop de Nova Petrópolis;

  • Fez parte da associação de colaboradores que adquiriu o fusca da Brigada Militar fazer a rota do Salão Bratz até o Salão Wedig;

  • No Cemitério Evangélico de Nova Petrópolis, Albino Kopper fez toda a regulamentação da área de terra e ainda intermediou a compra de outra área nova e fez o planejamento das carneiras mais modernas e a construção da capela.

“Albino Sempre estava pronto para colaborar com a comunidade do seu bairro e do município, por isso, acho justo esta homenagem. Ele faleceu no dia 10 de janeiro de 2021”, conclui Michaelsen.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP e Arquivo Pessoal

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis