Os Projetos de Lei do Legislativo nº 023/2021, nº 024/2021, nº 025/2021 e nº 026/2021 foram aprovados na sessão ordinária do dia 14 de dezembro de 2021. As proposições são de autoria do vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB). Confira:
PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 023/2021: denomina de Rua Alcido Wedig a Rua B do Loteamento Vila das Araucárias, localizado no Bairro Vila Germânia.
De acordo com a justificativa da proposição, Alcido Wedig nasceu na localidade de Linha São Jacó, em Nova Petrópolis, no dia 30 de maio de 1928. Era filho de Gustavo Wedig e Elvira Haas Wedig, e irmão de Nelson Wedig, Eraldo Wedig, Otelga Wedig Michaelsen, Dalila Wedig Kaiser e Vilma Wedig.
“Alcido sempre muito ativo e participativo na comunidade local, tocando gaita na banda juvenil. Também participou do grupo de coral da Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, onde teve seis medalhas de tiro e bolão, entre 1950 e 1960. Aos 15 anos já era eletricista, e logo tinha carro de aluguel, hoje chamado de táxi”, conta Michaelsen.
Em 1950, Alcido se casou com Marina Zang, com quem teve cinco filhos: Noemia Bauermann, Sergio Wedig, Ernani Wedig, Marcia Hoffmann e Henrique Wedig. Desde seu casamento, Alcido morou no Bairro Piá, sendo muito atuante na comunidade junto com seu sogro, Ferdinando Zang, que era proprietário do Armazém Zang. Alcido foi presidente do Cemitério do Bairro Piá por mais de 40 anos. Além disso, Alcido também gostava de uma caçada junto com seus amigos
“Foi nos anos de 1950 que Alcido e seu sogro começaram a transportar mercadorias para Porto Alegre, levando e trazendo mercadorias para o Armazém. Em 1958, junto com seu cunhado, Delio Zang, Alcido comprou o primeiro caminhão Mercedes Benz. Foi, nesse momento, que começaram a viajar para São Paulo, transportando mercadorias de Novo Hamburgo. Nessa época, tiveram que contratar motoristas para auxiliarem eles com sua pequena frota. Mais tarde, desfizeram a sociedade e o Alcido seguiu sozinho com seus caminhões, trabalho que perdurou até meados dos anos de 1990”, relata Michaelsen.
Alcido também concorreu a vereador pelo partido PTB na 3 0 Legislatura, de 1960 a 1964, ficando de suplente, mas assumiu como vereador nos meses de agosto, setembro e novembro de 1961, e nos meses de fevereiro, março e julho de 1962. Concorreu para vereador na 4 0 Legislatura, de 1964 a 1968, onde ficou novamente suplente e assumiu de vereador nos meses de julho, agosto e setembro de 1964.
“Na sua vida, Alcido sempre foi muito presente na família, mesmo quando viajava e ficava longe de casa, mas seus filhos e netos eram sua prioridade, sempre soube conciliar tudo o que amava em sua vida”, concluiu Daniel.
PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 024/2021: denomina de Rua Jardim Europa a Rua A do Loteamento Jardim Europa, localizado no Bairro Vila Olinda.
De acordo com Michaelsen, Nova Petrópolis é conhecida pelos seus jardins nos entornos das casas, praças e avenidas, que são apreciados pelos turistas que visitam a cidade.
“O município possui uma arquitetura típica europeia, que remete a ideia de que estamos naquele continente. Nosso município foi contemplado com a chegada dos europeus que, com sua habilidade, transformaram, por meio de seu trabalho e talento, nossa cidade num lugar especial. Nova Petrópolis mantém a alegria e a disposição de um povo que busca a tranquilidade, com qualidade de vida para seus moradores e visitantes”, afirma o vereador.
Além disso, Daniel destaca a localização do Loteamento Jardim Europa. “Ele está localizado em meio à natureza, com vistas panorâmicas, pôr do sol, sossego e tudo o que um residencial tem direito”, disse.
PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 025/2021: denomina de Rua Emílio Roese a Rua B do Loteamento Jardim Europa, localizado no Bairro Vila Olinda.
De acordo com a justificativa da proposição, Emílio Roese era colaborador as comunidades da Vila Olinda e da Linha Olinda. Nasceu em 2 de outubro de 1910, na época município de Ivoti, hoje Nova Petrópolis. Foi casado com Rosalinda Metz Roese, com quem teve quatro filhos. Desde cedo, trabalhou na roça e, depois, foi carpinteiro e marceneiro. Assim, foi realizando trabalhos que as pessoas necessitavam: madeiras, armários, portas, janelas, entre outros. Também fabricou urnas funerárias, atendendo as famílias em suas residências, onde o velório era realizado. Naquela época, o transporte dos materiais era realizado a carroça e a cavalo.
Emílio se mudou para a Vila Olinda em 1940, onde seguiu com seu trabalho com madeiras, as margens da Rua Felipe Michaelsen. Por mais de 30 anos foi responsável em desligar da rua, pois não existia fotocélula.
“Existiam muitas dificuldades na época, mas Emílio era solidário, simples e todos da comunidade o respeitavam. Sua família, que era numerosa, lhe deixou muito ensinamentos e exemplos”, conta Michaelsen.
Emílio Roese faleceu em 31 de dezembro de 1998.
PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 026/2021: denomina de Rua Bruno Kempf a Rua C do Loteamento Jardim Europa, localizado no Bairro Vila Olinda.
Bruno Kempf nasceu dia 24 de março de 1934 e faleceu dia 5 de outubro de 2018. Era casado com Minda Kempf, com quem teve quatro filhas e um filho: Noemia, Neusa, Nelsi, Nádia e Mário. Foi associado à Sociedade Irmandade da Linha Olinda, fez parte da CPM da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Tiradentes, onde doou uma área de cinco mil metro para construir a escola de 168,28 m². O novo prédio foi construído em 1970, substituindo o antigo que estava em condições precárias. A construção da escola foi realizada pela Prefeitura em parceria com a comunidade. Na época, a instituição de ensino contava com 32 anos matriculados, da 1ª a 5ª Série. Hoje, a escola está desativada e é utilizada pela Associação de Moradores da Linha Olinda.
“Bruno Kempf dava muita importância para a educação. Ele via na educação um grande desenvolvimento e evolução para as pessoas e para a comunidade. Por isso, é justo homenageá-lo, colocando as devidas placas com o nome da rua”, destaca Michaelsen.
CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis