Na sessão ordinária do dia 28 de setembro de 2021 foi aprovada a Indicação 031/2021, encaminhada pela vereadora Lilian Perufo Brum (PSDB). Ela solicita ao Poder Público Municipal que estude a possibilidade de distribuir gratuitamente absorventes higiênicos em farmácias, escolas e postos de saúde de Nova Petrópolis para estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Segundo a justificativa da indicação, a pobreza menstrual é uma situação vivenciada por meninas e mulheres que não têm acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento adequado para cuidar da menstruação. No Brasil, mais de 4 milhões de meninas e mulheres não possuem a sua disposição algum requisito mínimo para a adequada higiene menstrual, como água, sabão, papel higiênico e absorventes descartáveis.
“Diante da falta de condições de adquirir produtos de higiene menstrual, milhares de mulheres acabam recorrendo a produtos inadequados, que trazem riscos e prejuízos à saúde. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos, portanto, cabe ao Poder Público implantar ações e políticas públicas que visam acabar com essa situação vivenciada por milhares de meninas e mulheres”, disse Lilian.
CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis