Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

18/08/2021

Aprovados três projetos de lei do Poder Legislativo

Matérias legislativas dispõem sobre os cargos no quadro de servidores da Câmara de Vereadores

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na Sessão Ordinária do dia 17 de agosto foram aprovados os Projetos de Lei 011/2021, 012/2021 e 013/2021, ambos do Poder Legislativo.

O Projeto de Lei 011/2021 altera o Anexo I da Lei Municipal 3.854, de 25 de maio de 2009, que dispõe sobre os cargos em comissão do Poder Legislativo. A matéria legislativa propõe novas atribuições aos cargos de diretor administrativo e assessor administrativo, além de exigir também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B. O objetivo é adequar a lei à situação fática que se impôs com o avanço da tecnologia de transmissão das sessões via YouTube e do sistema eletrônico de votação presencial e remota, com o uso de tablets pelos vereadores. Com isso, novas funções foram automaticamente incluídas na rotina dos servidores.

O Projeto de Lei 012/2021 altera o Anexo I da Lei Municipal 4.302, de 28 de junho de 2013, que cria o cargo de assessor jurídico e estabelece atribuições. Com a alteração, o assessor jurídico passa a atender telepresencialmente nas segundas-feiras, das 15h30min às 17h30min, e nas quartas-feiras, das 13h30min às 17h30min. O atendimento presencial ocorre nas terças-feiras, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 20h30min e nas quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min.

De acordo com a justificativa do projeto, as alterações se devem ao fato da mudança do dia das sessões plenárias para as terças-feiras e, também, devido aos avanços tecnológicos que permitem o atendimento por meio do WhastApp ou outra plataforma de atendimento online. O trabalho telepresencial é uma tendência de mercado, não só pela agilidade no tempo de resposta, mas também por ser essencial em situações inesperadas, como a pandemia de COVID-19, permitindo aos vereadores maior facilidade de contato e rapidez de resposta em casos de urgência. O projeto também propõe maior flexibilidade de horários para consultas com o setor de jurídico da Casa Legislativa, melhorando a prestação de serviços.

O Projeto de Lei 013/2021 altera os Artigos 1º, 2º e 3º da Lei Municipal 4.482, de 20 de março de 2015, que cria o cargo de assessor de imprensa no quadro de servidores da Câmara Municipal de Vereadores. De acordo com o projeto, o horário de trabalho será nas terças-feiras, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 20h30min, e nas quartas-feiras e quintas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, contemplando a carga horária de 20 horas semanais.

O cargo será preenchido por um bacharel em Relações Públicas, Jornalismo, Comunicação Social, Marketing ou Tecnólogo em Marketing, devendo estar cursando, no mínimo, o 6º Semestre de um dos cursos citados acima ou terem concluído o curso.

O projeto visa aumentar o número de cursos universitários que podem ocupar o cargo, frente à dificuldade de encontrar profissionais qualificados nesta área e, também, acrescer nas atribuições a atividade de fotografar as sessões e solenidades.

“Não estamos criando cargos e nem aumentando os salários, apenas estamos fazendo alguns ajustes nas atribuições com o objetivo de adequar as funções dos servidores que compõem o quadro de funcionários da Câmara de Vereadores”, explica o presidente da Casa Legislativa de Nova Petrópolis, Daniel Michaelsen (MDB).

Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis