Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

11/08/2021

Aprovada contratação emergencial de oito operários

Servidores devem atender demanda da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Na sessão ordinária do dia 10 de agosto foi aprovado o Projeto de Lei 077/2021, que propõe a contratação temporária e emergencial de oito operários, com carga semanal de 44 horas. Votaram a favor do projeto os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Cláudio Gottschalk (PDT), Josué Drechsler (MDB), Kátia Zummach (PSDB), Lilian Perufo (PSDB) e Oraci de Freitas (PP). Já os vereadores Egon Ackermann (Republicanos) e Tarcísio Brescovit (Patriota) se colocaram contra o projeto.

Segundo a matéria legislativa, as contratações são necessárias para atender a demanda da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, especialmente na área das roçadas e limpeza de vias e logradouros públicos, principalmente com a chegada da primavera.

De acordo com a justificativa do projeto, Nova Petrópolis é uma cidade turística e precisa fazer jus ao nome de “Jardim da Serra Gaúcha”, por isso, é preciso manter os esforços nas roçadas, na jardinagem e na limpeza dos logradouros e vias públicas.

A Administração Municipal ressalta que espera suprir a demanda dos servidores em questão por meio de concurso público, o que ainda não é possível em razão dos limites estabelecidos pela Lei Complementar 173/2020 – Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

Além disso, as contratações temporárias realizadas, para suprir a demanda acima mencionada, estão próximas de encerrar, sem possibilidade de renovação, razão pela qual se faz necessária nova autorização legislativa.

OPINIÃO DOS VEREADORES

“Com a chegada da primavera e, em seguida, do verão, as demandas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos aumentam, por isso, se fazem necessárias as contratações. Quatro operários serão destinados ao Horto Municipal e quatro à Secretaria de Obras”, afirma a vereadora Kátia Zummach.

O edil Egon Ackermann explicou sua posição contrária ao projeto. “Temos que pensar no futuro, a Secretaria de Obras deve investir em maquinário. Eu vi os funcionários pintando os cordões com pincel, isso não pode mais acontecer, precisamos de máquinas”, disse.

Para o vereador Tarcísio Brescovit, agora é momento de economizar. “Não sou favorável ao projeto porque precisamos poupar recursos. Também observei que, com muita frequência, estão havendo muitas contratações emergenciais por parte do Executivo Municipal”, destaca.

Crédito da foto: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis