A sessão ordinária do dia 17 de maio foi marcada pela presença do secretário de obras e serviços públicos de Nova Petrópolis João Carlos da Silva. O objetivo foi sanar dúvidas sobre as funções dos operários dentro da pasta, principalmente com relação a possíveis desvios de função. De acordo com o secretário, o setor de obras está desde o início do ano com defasagem de pessoal em virtude da pandemia, seja por atestados, seja por redução de pessoal por conta dos protocolos sanitários. Por isso, alguns operários se disponibilizaram a aprender novas funções. “Nunca forcei servidor nenhum a desviar a função, não obriguei a fazer uma tarefa que não fosse a sua”, disse o secretário.
O gestor da pasta também explicou um caso em específico, em que um operário do setor de roçadas pediu uma oportunidade para trabalhar nas máquinas a fim de evoluir dentro da secretaria. Segundo João, ele é ensinado em horário de trabalho. “Em caráter emergencial como estou, continuo com poucos servidores. Então quando o rapaz manifestou interesse prontamente chamei um operador, que pra mim é um dos melhores, e pedi que ensinasse esse jovem a trabalhar.” O secretário informou que o treino acontece em um local seguro e em uma máquina pequena. “Jamais seria imprudente para colocar a vida dele em risco. Foi escolhida a menor máquina e no lugar mais seguro. Sei que não se pode delegar função que fuja a função do servidor. Mas em caso de emergência, alguma coisa se pode fazer.”
Por fim, o secretário informou os vereadores que desde que assumiu a pasta, em janeiro, vive com defasagem de pessoal por causa da pandemia e que trabalha como pode dentro do cenário atual. “Apenas tentei fazer o melhor pela secretaria, pelo servidor e pelo munícipe que espera que as obras sejam feitas”.
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis