O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Inspetor Robison (Republicanos), recebeu a visita do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindservnp), Bruno Vasconcellos Costa e da secretária geral da entidade, Ariane dos Anjos Menezes, na Câmara Municipal de Vereadores. Na visita, proposta pelo presidente da Câmara e que ocorreu na tarde de sexta-feira, 17 de janeiro, foram discutidas demandas e sugestões que envolvem os servidores municipais.
Diversos pontos relacionados à realidade e às necessidades dos servidores municipais foram abordados na oportunidade, com destaque para as reivindicações da entidade que englobam a melhoria nas condições de trabalho e a valorização da categoria. A reunião foi marcada por um diálogo construtivo, com os representantes do sindicato apresentando suas pautas e preocupações e o presidente da Câmara reforçando sua disposição em atuar como interlocutor entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo.
O presidente Inspetor Robison ressaltou a importância da participação das entidades na construção de políticas públicas que envolvem as categorias de servidores. “Como servidor público há quatorze anos, sei da importância da participação das entidades na construção das políticas que envolvem as categorias e da relevância das reivindicações. Quem convive diariamente com a realidade do serviço público pode falar com conhecimento de causa sobre o que precisa ser feito para melhorar o atendimento”, afirmou.
Ainda durante a visita, foi acordado que o presidente da Câmara encaminhará um ofício ao Poder Executivo, solicitando atenção especial às demandas apresentadas pelo Sindservnp. A intenção é garantir que as questões levantadas pelos servidores sejam devidamente analisadas e encaminhadas para soluções que atendam às necessidades da categoria, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
O presidente da Câmara de Vereadores aproveitou a oportunidade para esclarecer uma sugestão que levou ao Poder Executivo, sobre a oferta de atividades para as crianças durante o período de férias escolares. De acordo com o presidente Inspetor Robison, a proposta objetiva atender as necessidades de pais que, comprovadamente, continuam trabalhando durante esse período, ao mesmo tempo em que busca garantir a segurança e o bem-estar das crianças.
Ainda segundo o presidente da Câmara, a sugestão não implica em nenhuma mudança na rotina dos professores municipais que estão de férias nesse período. Ao contrário, a sugestão envolveria a contratação de outros profissionais para assumir a demanda específica de acompanhamento das crianças nesse período. A ideia é garantir que as crianças recebam atividades educacionais e recreativas enquanto seus pais ou responsáveis desempenham suas funções profissionais.
“O objetivo é oferecer uma solução para os pais que precisam trabalhar para sustentar suas famílias durante o recesso escolar e não conseguem pagar uma escola particular e, ao mesmo tempo, proporcionar uma alternativa segura e enriquecedora para as crianças. Vale ressaltar que a proposta não afetaria a rotina dos professores que, como todos, têm direito ao período de descanso. A intenção é contar com a colaboração de outros profissionais qualificados para atender essa demanda”, explicou o presidente.
O vereador Inspetor Robison, responsável pela sugestão, enfatizou também que a proposta ainda está em fase inicial e será construída de forma colaborativa. "Esse projeto precisa ser debatido e ajustado com a participação do Sindicato, dos pais, da comunidade escolar e levada ao Poder Executivo. Queremos ouvir todas as partes envolvidas para que possamos criar uma solução que realmente atenda às necessidades das famílias e respeite os direitos dos servidores", destacou.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara, essa sugestão ainda será discutida e detalhada nos próximos encontros, com a intenção de construir um modelo viável que beneficie tanto as crianças e seus pais quanto os servidores municipais, garantindo a qualidade e a continuidade dos serviços públicos. Ele ressalta que esta é apenas uma sugestão, que depende da concordância do Poder Executivo para ser colocada em prática.
O presidente da Câmara destaca que o encontro foi considerado positivo para ambas as partes e reforça o compromisso do Legislativo em apoiar os servidores municipais e contribuir para a melhoria contínua da gestão pública local.