Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

07/01/2025

Falta de água em Nova Petrópolis é tema de reunião na Prefeitura. Presidente da Câmara cobrou solução efetiva para o problema.

Reunião no gabinete da Prefeitura contou com a presença de vereadores, integrantes da comunidade, representantes dos setores do comércio e serviços e dirigentes da Corsan/AEGEA

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Inspetor Robison(Republicanos), participou na manhã desta terça-feira(7), na Prefeitura Municipal de uma reunião para discutir formas de equacionar o abastecimento de água no Município de Nova Petrópolis. Do encontro que participaram integrantes das associações de bairros, representantes dos segmentos do comércio e serviços e integrantes da Corsan AEGEA, também participaram os vereadores João Bombeiro e Tarcísio Brescovit do PL.

O Prefeito Daniel Michaelsen deu as boas vindas aos presentes e afirmou que a reunião estava sendo realizada para que fossem definidas ações efetivas para sanar o desabastecimento de água em Nova Petrópolis. Disse que da forma que está não dá mais para continuar e que a comunidade dos bairros estava sendo penalizada pela falta constante de água no Município. Inicialmente foi concedido espaço de fala para os presentes, onde puderam expor aos integrantes da Corsan/AEGEA, os problemas vivenciados nos diversos bairros pelo desabastecimento. Cobraram dos representantes da estatal recentemente privatizada que os usuários pudessem ter um contato local para relatar eventuais problemas e também para que a solução fosse adotada de forma mais rápida. Assim ficou definido que o gestor da Corsan em Nova Petrópolis Maicon Schmitz será este contato direto com a comunidade através de grupos de WattsApp que serão criados.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Inspetor Robison, lembrou que o problema persiste há muitos anos e que já foi reportado por diversas vezes aos responsáveis pela distribuição, no entanto, até o momento a falta de água continua. “A partir de hoje, a partir de agora a gente precisa um posicionamento muito firme da Corsan/AEGEA no sentido de resolver esta questão. Não adianta nos reunirmos novamente daqui a seis meses para falar sobre os mesmos problemas. A gente tem o problema, e teremos que resolver em conjunto” disse o Vereador Inspetor Robison.

O presidente destacou ainda que passa ano e entra ano e o problema persiste com a falta de água no município. “É uma demanda que vocês sabem, a conta chega e com data para pagar, mas o serviço prestado não está sendo como a empresa se propõe, então é preciso uma posição muito firme para de fato resolver esse problema que já se arrasta há anos”.

Os representantes da Corsan/AEGEA, apresentaram um vídeo com os investimentos que estão sendo feitos em Nova Petrópolis e afirmaram que a partir da conclusão da obra da nova adutora, não haverá mais a falta no fornecimento de água. No entanto, o gerente executivo de operações Maico dos Santos afirmou que estas obras tem prazo para serem concluídas em março deste ano, o que poderá acarretar em eventuais interrupções no fornecimento de água até o término do empreendimento, como afirmou Lutero Cassol, superintendente regional de relações institucionais da Corsan. Para os integrantes da Corsan, o desafio do momento é a distribuição da água, já que a produção foi incrementada em um terço chegando a 86 litros por segundo, produção que antes era de 50 litros por segundo.

Outra situação abordada na reunião foi a questão da turbidez da água que em alguns bairros está chegando escura e também a perda de água na rede devido aos vazamentos, percentual que hoje chega a 32% do que é distribuído.

Foto/Texto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis