Kátia Zummach reiterou que esta é uma parcela importante da população, assim como também as mulheres que precisam ter políticas públicas eficientes para a prevenção e combate a violência.
A vereadora Kátia Zummach(PSDB), pediu na tribuna da Câmara de Vereadores uma atenção especial a população idosa e às mulheres do município de Nova Petrópolis. A legisladora teve aprovada na sessão legislativa semanal a Indicação nº 015/2024 para que o Poder Executivo, analise a possibilidade de modificação no cargo de Coordenador Especial de Políticas para Mulheres e Idosos.
Ela sustenta que esse cargo seja separado em dois cargos, uma Coordenadoria de Políticas para Mulheres e uma Coordenadoria para Idosos e que nos requisitos de provimento de cargo seja exigido formação em nível superior em áreas correlatas.
“Pode ser que a atual administração não faça, pois está em fim de mandato, mas fica aqui formalizada essa indicação para quem sabe nessa transição, a nova administração possa analisar e separar os cargos criando as novas coordenadorias”, disse.
Conforme os números apresentados pela vereadora, o município tem atualmente pelo menos 5.500 idosos e isso faz com que se tenha a necessidade de pessoas mais capacitadas nessa área para que sejam efetivamente cumpridos os direitos do idosos previstos na Constituição Federal que dispõe no seu Artigo 230 que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas assegurando sua participação na comunidade.
“Uma grande parcela de nossa população de idosos ainda não frequenta nenhuma atividade. Quem estava ocupando o cargo de dedicou muito, mas é preciso evoluir mais, fazendo busca ativa aos idosos que não participam de nada ainda. É preciso pensar em saúde, atividade física, acessibilidade, musicalização e outras atividades. Cada idoso tem uma dificuldade diferente e a gente precisa ver cada vez mais com muita atenção essa questão”, disse a vereadora do PSDB.
Kátia Zummach reiterou que esta é uma parcela importante da população, assim como também as mulheres que precisam ter políticas públicas eficientes para a prevenção e combate a violência, protegendo-as contra a violação dos seus direitos.
“É preciso que tenhamos pessoas com mais tempo para analisar tantas situações que envolvem idosos e mulheres. É crucial levar informação, esclarecer direitos e discutir a prevenção e a proteção dessa parcela da população”, concluiu.
Texto/Foto: Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis