Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

12/11/2024

Vereadores citam necessidade de proteção ao meio rural, a partir da criação de novas zonas urbanas

Vereadores disseram concordar com o desenvolvimento, mas se mostraram preocupados com a urbanização de regiões que tem no cotidiano sua realidade rural.

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Os vereadores Jorge Luiz Lüdke(PSDB) e Egon Ackermann(Republicanos) manifestaram preocupações com a criação de zonas urbanas, mesmo reiterando a importância do crescimento e desenvolvimento do município. Lüdke usou a tribuna para dizer que o Ninho das Águias é um local que nos últimos anos teve muitos benefícios e citou a pavimentação asfáltica, a ampliação de redes de água e os investimentos na coleta de resíduos de lixo.

Disse na tribuna que a partir da urbanização da região prevista no Projeto 087/2024, é justo que os moradores paguem IPTU. “Então há ônus e bônus, e um dos ônus é também a criação de animais nas propriedades, mas felizmente nesta região não há muita incidência nessa questão, assim como já ocorreu em outras regiões do município. Eu acho justo e de bom grado que as pessoas saibam o que irá ocorrer, caso dos confrontantes, por que isso terá reflexos no dia a dia da comunidade, então é bom que saibam para que nós vereadores tenhamos certeza do que está sendo aprovado para não sermos xingados depois”, disse.

O vereador Egon Ackermann(Republicanos), foi na mesma linha e endossou as palavras de Jorge Luiz Lüdke. Disse ver com certa preocupação a questão de criação de zonas urbanas, e apontou para a necessidade de mais proteção, defesa e valorização ao agricultor, salientando que isso é urgente. “Caberá a nova administração e ao secretário da agricultura equacionar isso. O pessoal está vindo de fora, colocando regras; e às 7h da manhã estão preocupados por que há um boi mugindo. Ora, cachorro late, vaca muge”, citou ao reforçar a necessidade de que a realidade do interior seja protegida e respeitada, a partir de legislação atinente ao tema.

Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis