09/10/2024

Vereadora lamenta ausência de mulheres na próxima legislatura. “O que aconteceu nessa eleição foi um retrocesso para Nova Petrópolis”

Kátia Zummach defendeu mudança na Legislação Eleitoral e sugeriu que cada partido também faça sua análise interna para evitar que este cenário de retrocesso político se repita em Nova Petrópolis

Única representante feminina na atual legislatura, a vereadora Kátia Regina Zummach(PSDB), lamentou na tribuna da Câmara de Vereadores o fato de nenhuma mulher ter conseguido a eleição para o próximo exercício legislativo. Destacou que a meta da campanha eleitoral que fez com o vereador e candidato a prefeito Josué Drechsler(MDB), era eleger uma mulher para o Executivo, “mas infelizmente, em um retrocesso incompreensível não teremos nem mais uma mulher no Legislativo”.

Como mulher e vereadora disse ser algo assombroso porque sempre defendeu a participação feminina e a importância de sua representatividade em todos os setores, mas que infelizmente isso não ocorreu na eleição em Nova Petrópolis.

Lembrou e parabenizou a candidata Margarida Neumann(MDB), a mais votada, mas que devido ao quociente eleitoral não conseguiu a eleição. “Infelizmente a candidata mais votada não irá ocupar vaga nessa casa legislativa. Fica o recado para que cada vez mais as mulheres coloquem seus nomes à disposição, mas não de última hora, que façam o trabalho constante nos próximos quatro anos que vão anteceder as eleições municipais. A representatividade feminina é necessária nessa casa legislativa e em qualquer espaço. Então, façam trabalho que de fato eleve os seus nomes para que consigam no futuro estar ocupando cadeira no Legislativo e no Executivo.

Kátia Zummach exaltou o ocorrido no vizinho município de Picada Café, onde cinco mulheres foram eleitas “Isso sim demonstra representatividade”, observou. A vereadora defendeu a necessidade de mudança na Legislação Eleitoral e sugeriu que cada partido também faça sua analise interna para evitar que este cenário triste e de retrocesso com representatividade feminina nula na política, volte a acontecer em Nova Petrópolis.

“Não queremos o espaço dos homens, queremos apenas estar lado a lado nas decisões, lado a lado ocupando qualquer espaço que a gente queira estar, mas infelizmente na política retrocedemos em nossa cidade de forma incompreensível. Somos a maioria do eleitorado, mas devido a questões partidárias, infelizmente isso não se refletiu na política. O papel da mulher é fundamental em qualquer lugar da nossa sociedade e o que aconteceu nessa eleição acredito que para Nova Petrópolis foi um retrocesso imenso”.

Por fim, ao parabenizar os eleitos, Kátia Zummach ressaltou a campanha limpa, alegre, propositiva e sem denegrir a imagem de ninguém que fez ao lado de Josué, honrando cada eleitor, principalmente as mulheres; e agradeceu todos os votos recebidos.

Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP