01/07/2024

Vereadores prestigiam ato inaugural do Memorial Caminho Pomerano de São José do Caí

Memorial Caminho Pomerano resgata a história dos primeiros imigrantes vindos da região da Pomerânia na Alemanha para o município de Nova Petrópolis. Pesquisa levou 13 meses para ser concluída.

A Câmara de Vereadores foi representada neste sábado(29), no ato de inauguração do Memorial Caminho Pomerano de São José do Caí.
Estiveram no ato além do Presidente Alexandre da Silva(PSB), também a vereadora Kátia Zummach(PSDB) e os vereadores Josué Drechsler(MDB), Jorge Lüdke(PSDB), Cláudio Gottschalck(PDT), Oraci de Freitas(PP), e Daniel Michaelsen(Republicanos), que atuou diretamente junto à associação da Localidade de São José do Caí para a construção do Memorial.
"É um dia especial para celebrar o resgate de uma rica história de um povo que veio para cá construir a sua vida assim como nós que somos de outras cidades ou outros estados e estamos em Nova Petrópolis construindo e contribuindo com o progresso deste município. O trabalho especial que foi feito nesta comunidade é uma prova não só do resgate histórico, mas é também um exemplo do voluntariado, assim como ocorria naqueles anos passados. Ressaltar a união de todos e das muitas mãos que construíram este Memorial; e que a gente possa continuar construindo e resgatando a nossa história", disse o presidente Alexandre da Silva ao parabenizar todos os envolvidos no processo de construção do Memorial que surge como mais um ponto turístico do Jardim da Serra Gaúcha.

Veja imagens no link:https://www.camaranovapetropolis.com.br/galerias_int.php?id=66
O resgate histórico para o Memorial que foi construído a céu aberto teve início em março de 2023 e deveria ter sido inaugurado em maio deste ano, mas teve de ser adiado devido a enchente que elevou os níveis do Rio Caí.
"É um resgate histórico social e cultural dos imigrantes que vieram da região da Pomerânia na Alemanha e que alocaram suas moradias na localidade de São José do Caí. Nós apresentamos a proposta e essa comunidade abraçou a causa", contou o vereador Daniel Michaelsen.

Crédito da Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP