26/06/2024

Fake News do IPTU: “Não dei voto de minerva nenhum na semana passada; e nem existiu projeto nenhum de aumento de IPTU na semana passada”, esclarece presidente

Vereador do PSB lamentou na tribuna, mentira espalhada nas redes sociais a respeito de aumento do tributo municipal

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores Alexandre da Silva(PSB), foi a tribuna para fazer um esclarecimento a respeito de informações sobre aumento de IPTU em Nova Petrópolis. Lembrou de um investimento de cerca de R$ 800 mil feito pelo município na contratação de uma empresa ainda em 2018 para que fosse feito o georreferenciamento com o intento da atualização da planta de valores e que posteriormente, em 2021, votou a favor da atualização por entender estar de acordo com a legislação naquele momento. “Percebi que não havia nada de errado no projeto”.

A matéria foi apreciada em 2021 e Alexandre da Silva lembrou que, na época, os vereadores sugeriram alterações no projeto que previa incremento nos valores do IPTU encaminhando o fracionamento do valor a ser reajustado em quatro parcelas anuais. “Solicitamos que fosse cobrado 25% do valor em cada ano e isso foi aceito como forma de não onerar o contribuinte. Houve um trabalho realizado e não poderíamos rasgar o dinheiro que havia sido investido pelo Executivo, por isso o voto favorável a atualização”, explicou o vereador.

No entanto, observou que estranhamente na última semana informações falsas surgiram. “Sabemos que é um ano eleitoral, que as coisas afloram e não há nada de errado nisso, o que está errado é a mentira, é a Fake News”, disse. Alexandre contou que foi surpreendido com informação surgida, inclusive com utilização do print de uma tela do celular com votação de 2021, dizendo que a votação teria ocorrido na última terça-feira(18), na Câmara e que ele teria dado voto de minerva para aumentar o IPTU em 200%.

“Isso não aconteceu, é mentira. Já começou essa questão de estar se espalhando Fake News. Isso é lá de 2021 e foi uma atualização de valores de um projeto do georreferenciamento e não se trata de aumento de 200% do IPTU; e nem foi votado agora, não é um projeto de agora. É importante esclarecer à comunidade que não dei voto de minerva nenhum na semana passada; e nem existiu projeto nenhum de aumento de IPTU na semana passada”, afirmou o presidente.

Crédito da foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP