26/06/2024

Governistas admitem necessária readequação do serviço de recolhimento de podas

Vereador Tarcísio Brescovit(PL), disse ter conversado com servidores para entender o que estava ocorrendo. “Vi com meus próprios olhos”

Mais uma vez, o assunto podas de árvore e recolhimento dos resíduos resultantes do serviço, dominou os debates no espaço de explicações pessoais da Sessão Ordinária semanal. O vereador Egon Ackermann(Republicanos), voltou a tribuna para dizer que aumentaram os pontos onde há necessidade de recolhimento dos resíduos e exemplificou o bairro Pousada da Neve onde há ruas em que o transito está em meia pista devido ao volume de galhos resultantes das podas. O vereador ressaltou a necessidade de mecanizar o serviço e parar com o desperdício de tempo e de combustível. “Espero até cumprir o meu mandato que a secretaria melhore este serviço para a comunidade”, disse.

Tarcísio Brescovit(PL), também disse ter encaminhado solicitação de providencias para o recolhimento de galhos, porém na tribuna, ressaltou ter conversado com os servidores sobre o tema e ter conseguido compreender a situação atual do município em relação a demandas existentes. “Eu vi com meus próprios olhos o caminhão deslocado fazendo outra função, descarregando tubos. Aumentou a demanda de podas, pois é a época de condução de árvores. A partir do que me explicaram, entendi o que estava ocorrendo e acho interessante dar um crédito de um mês. Aguardamos para ver se vai melhorar”, pontuou.

Claudio Gottschalk(PDT), sugeriu que o Poder Executivo adquira um triturador para facilitar o descarte dos galhos resultantes das podas e que haja um local adequado para o descarte, o que foi chancelado pelo vereador Oraci de Freitas(PP), que voltou a frisar a necessidade de melhorar o serviço sem oneração ao contribuinte. “Fui contra a cobrança de taxas em 2021 e continuo contrário a esta prática. É um serviço que precisa ser entregue pela municipalidade sem cobrança”, sublinhou. O vereador Progressista também pediu atenção especial do município e da RGE nos locais onde os galhos estão atingindo a rede de energia.

O vereador Jorge Lüdke da base governista disse ser importante pensar em como melhorar o trabalho. “Tem falhas, claro, mas temos que nos preocupar em resolver isso por que essas podas secas jogadas na rua não ficam bem no nosso município que é bem ornamentado, que é turístico”. O vereador do PSDB voltou a dizer não admitir que quem tenha um terreno grande, não possa ter um local próprio para o descarte dos galhos, porque enquanto isso, os proprietários de terrenos pequenos que não tem onde descartar os galhos, são prejudicados pela espera no recolhimento.

O líder de governo Josué Drechsler(MDB), entrou no debate e disse que uma das funções do vereador também é contribuir na melhoria dos serviços do município, seja sugerindo, seja criando emendas a projetos que chegam a Casa Legislativa. “Isso ocorreu nesta casa quando da votação do código tributário lá em 2021 quando retiramos taxas previstas para este serviço. Digo isso devido a polêmica das podas”, frisou.

A vereadora Kátia Zummach voltou a falar em calendário para podas de árvore e consequente recolhimento dos galhos e concordou que o serviço precisa melhorar, inclusive com o investimento na aquisição de um triturador, pois “Se tivesse um triturador as podas poderiam ser moídas e utilizadas em compostagens”. A vereadora do PSDB falou em encurtar distâncias para o descarte dos resíduos e afirmou que “É preciso evoluir neste assunto das podas, para que a gente consiga atender a comunidade. A gente é procurado por diversas vezes e sabemos que não estão dando conta da demanda. A própria questão do trajeto precisa ser rediscutida para que a gente possa agilizar este processo”, concluiu.

Crédito da foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP