19/06/2024

Exigência de protocolo para limpeza de resíduos de podas de árvores gera embate entre vereadores

Legisladores cobraram funcionamento de um calendário para recolhimento de galhos resultantes de podas de árvores

A poda e o recolhimento de galhos de árvores em diversos pontos do município de Nova Petrópolis ingressou na pauta de debates do espaço de explicações pessoais na sessão legislativa de ontem(18).

O embate ocorreu a partir de solicitação encaminhada na tribuna pelo vereador Cláudio Golttschalck. Ele disse ter recebido pedido de moradores do bairro Vale Verde para recolhimento de resíduos de galhos, reiterando que protocolo já havia sido encaminhado, mas ainda não atendido pela pasta competente. Destacou ainda o vereador do PDT que os moradores apontaram necessidade de podas em árvores que estavam atingindo rede elétrica.

O assunto foi reforçado por Egon Ackermann(Republicanos), salientando que contou mais de 10 pontos no bairro Pousada da Neve e pelo menos cinco no bairro Pia reiterando que não era um galho ou dois que precisavam ser recolhidos. “Tem que achar uma forma de mecanizar este processo, não dá para continuar desta maneira, isso é inadmissível para uma cidade turística como Nova Petrópolis. É preciso sermos mais ágeis nos afazeres municipais”, disparou.

O  vereador Oraci de Freitas também foi a tribuna e disse que tem sido procurado diariamente não apenas por moradores do Vale Verde, mas de outros bairros e reforçou a necessidade de uma ação contundente de limpeza. O Progressista disse poder provar que não é feito o recolhimento adequado dos galhos e que isso vem contribuindo para a proliferação de insetos. Sobre podas, citou caso da avenida Germânia onde várias árvores já atingem a rede elétrica. “Não dá para deixar o munícipe que precisa deste serviço sem uma resposta adequada. É lamentável ter que vir a esta tribuna e fazer este tipo de desabafo”, observou.

Coube ao vereador Jorge Lüdke(PSDB), ir a tribuna fazer a defesa do Poder Público. “São as vaidades da política, quando a gente chega próximo a uma eleição a coisa começa a aflorar, tem situações que ocorreram há cinco, 10 anos e que são esquecidas. Não aconteceu nada de errado naquela época, estava tudo certinho; é agora que está tudo errado. As  vezes, é legal a gente voltar um pouco no tempo”, ironizou o vereador governista. Sobre podas, argumentou que o serviço precisa ser feito por profissionais especializados e disse que esta é uma responsabilidade da RGE. “Não há como servidores municipais sem treinamento fazer o que denominamos de podas de risco. Já as demais, há um setor responsável e estas são programadas via prefeitura”, explicou.

Jorge Lüdke defendeu na tribuna a instituição de uma taxa para o recolhimento dos restos de poda como já havia no Código Tributário Municipal. “Vocês acham certo o município ter que fazer este recolhimento? É preciso fazer um trabalho educativo para que os moradores que tenham espaço em seus terrenos façam o reaproveitamento dos galhos produzindo adubo, por exemplo. O município não dá conta de fazer tudo”, afirmou.

O vereador Cláudio Gottschalck interviu e perguntou ao governista se achava certo a cobrança de taxa, uma vez que os munícipes já pagavam IPTU. “Olha o quanto se paga de IPTU e a prefeitura não pode recolher os galhos. O senhor ainda quer instituir taxa de recolhimento, aí nos estamos caminhando para traz. A prefeitura tem o caminhão para fazer isso, só precisa ser melhor organizado”, disse.

Kátia Zummach também entrou no debate e lembrou que houve debate na casa legislativa sobre o assunto. Há época foi equacionado que seria feito uma calendário de podas para facilitar a realização do trabalho, tanto para moradores quanto para a prefeitura. “Então acredito que se isso não foi implementado ainda, devido a problemas que viemos encontrando devido as intempéries climáticas, no futuro temos que voltar a este debate e estipular um calendário para facilitar as podas e os recolhimentos, porém sem oneração aos munícipes”, defendeu a vereadora do PSDB.

Jorge Lüdke concordou, mas disse que tudo precisa ser organizado, “tanto a parte do poder público quanto das propriedades particulares”, finalizou.

Crédito da Foto: Antonio Brito - Comunicação CVNP