"Não é apenas a chegada e saída de produtos e serviços, é também o fomento ao turismo e a atração de um público de cidades da Serra e outras regiões do Estado"
A obra de construção da nova ponte sobre O Rio Caí na BR-116, que teve assinatura de autorização para seu início, é um alento ao anseio da comunidade dos municípios de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, e outros da região que utilizam a rodovia federal para a fluidez de diversos serviços.
Além de uma ligação importante economicamente, principalmente para as duas cidades, no sentido do escoamento da produção econômica nas áreas do serviço, comércio e indústria, a ponte a ser construída repõe o elo de ligação turística para a região. “Não é apenas a chegada e saída de produtos e serviços, é também o fomento ao turismo e a atração de um público de cidades da Serra e outras regiões do Estado que terão acesso facilitado à Região das Hortênsias”, disse o presidente da Câmara de Vereadores Alexandre da Silva(PSB), que mesmo licenciado, acompanhou a assinatura da autorização para o início das obras da nova ponte nesta semana, com presença do Ministro dos Transportes Renan Filho. Do ato também participou a vereadora Kátia Zummach(PSDB).
“A nossa expectativa é de que além da celeridade para finalização da obra da ponte, também a BR-116 no trecho entre Vila Cristina e Nova Petrópolis seja liberado o mais rápido possível a partir da construção da ponte provisória. A BR-116 é uma rota estratégica para o turismo da região. Sabemos que a maior parte do nosso público é da região de Caxias, por isso a importância do reestabelecimento da rodovia para o fomento da economia no comércio, serviços e a indústria. Há também os serviços de saúde e educação onde Caxias do Sul é referência para Nova Petrópolis; e a BR-116 proporciona mais segurança para este trânsito que será diário, seja a partir da conclusão da nova obra, bem como pela passagem provisória que deverá ser liberada em um mês”, afirma o presidente Alexandre da Silva.
A nova ponte a ser construída terá 180 metros de comprimento e será um metro mais alta do que a passagem que cedeu devido às águas de maio. A obra foi orçada em R$ 31 milhões de reais. A previsão contratual é de que a obra da nova ponte esteja concluída em oito meses, porém o Ministro Renan Filho afirmou que todos os esforços serão feitos com trabalho em três turnos para liberação da passagem ao trânsito em cinco meses.
Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis