29/05/2024

“Tragédia anunciada”, diz vereador Daniel sobre falta de acostamento nas estradas

Vereadores observaram falta de roçadas nas laterais das vias e o necessário alargamento das estradas em locais que oferecem mais risco para acidentes

O trágico acidente que ceifou a vida de um homem de 86 anos ontem(28), pela manhã na Rua dos Imigrantes foi pauta para abordagem dos vereadores no espaço de explicações pessoais na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

A vereadora Kátia Zummach(PSDB), foi a tribuna para lamentar o ocorrido e se solidarizar com familiares da vítima e disse que " o passeio do seu tutor com seu cãozinho, infelizmente resultou em duas vidas perdidas". Ela falou da importância de que os usuários do trânsito se conscientizem de que “o trânsito requer responsabilidades de cada um de nós como atores neste contexto, seja pedestre, ciclista, motociclista ou condutores de veículos. Hoje constantemente estamos com pressa, mas essa pressa está nos levando para aonde”, perguntou.

Autora da Lei que instituiu o Maio Amarelo em Nova Petrópolis, a vereadora Kátia lembrou estudos apontando que 98% dos acidentes poderiam ser evitados por quê ocorrem devido a falhas humanas, sendo uma das principais causas o excesso de velocidade. “Com tempo ruim, neblina, é ainda mais importante diminuir a velocidade para trafegar”, lembrou.

O presidente interino da Câmara de Vereadores Egon Ackermann(Republicanos), também lembrou da importância da campanha do Maio Amarelo, porém, lembrou que não adianta só pedir conscientização. O vereador disse que há moradores que reclamam do abuso de velocidade na madrugada não apenas na localidade onde ocorreu o acidente, mas também em outras. Observou que “talvez se não houvesse a falta de acostamento na via, o acidente não tivesse ocorrido”. “Instalar redutores de velocidade, quebra-molas são opções. É preciso achar soluções para não perdermos mais vidas”, destacou.

O vereador Cláudio Gottschalck(PDT), disse lamentar que tenha ocorrido mais uma morte no trânsito e sugeriu que as estradas a serem feitas ou revitalizadas  fiquem mais largas, uma vez que o acidente em questão, na opinião do vereador, deva ter ocorrido por falta de acostamento. Para Cláudio, quando se faz o asfalto “poderia já fazer a base mais larga deixando espaços laterais”. O vereador exemplificou ainda casos necessários para abertura de novas vias que agora perecem de uma aprovação de órgão ambiental para serem realizadas. “E assim o tempo vai passando, nosso mandato vai passar e não veremos isso. É preciso que quando forem abertas estas ruas, elas sejam mais largas dando espaço para o trânsito de pedestres. Não dá para continuar cometendo o mesmo erro”, disse.

Tarcísio Brescovit(PL), lembrou na tribuna das vezes que encaminhou solicitação de roçadas nos acostamentos e ou laterais das vias, para facilitar não somente o trânsito de pedestres, mas também melhor visibilidade de motoristas usuários das estradas e se solidarizou com a família enlutada.

Daniel Michaelsen(Republicanos), chamou de tragédia anunciada. “Sabemos que foi uma fatalidade a morte deste senhor, mas é o óbvio que vem ocorrendo desde o fechamento da BR-116 com o trânsito de veículos, caminhões, ônibus se concentrando mais pela Rua dos Imigrantes entre Vila Olinda e Linha Olinda”, observou. Michaelsen disse lamentar a morte de uma pessoa tão querida na comunidade e chamou a atenção da administração pública para a necessidade de que as roçadas nas margens das vias sejam realizadas. O vereador lembrou ter solicitado tal serviço e ter feito intervenções junto a administração solicitando a sequência do projeto de construção da ciclovia na Rua dos Imigrantes. “Mas o que ouvimos neste período foi desculpas. A negligência é tanta que chega a ser revoltante”, afirmou.

O vereador Oraci de Freitas(PP), também se manifestou solidário com a família enlutada, lamentando a morte de uma pessoa vastamente relacionada na comunidade e reiterando o que já havia sido colocado pelos demais colegas.

O legislador Jorge Lüdke(PSDB) também prestou condolências aos familiares do idoso vitimado fatalmente pelo acidente.

Crédito da Foto: Antonio Brito - Assessoria de Comunicação - CVNP