Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

22/05/2024

Alexandre e Daniel defendem criação de Comitê de Crise com a participação de todos

É censo comum entre todos os legisladores de Nova Petrópolis a necessidade de ações urgentes para atendimento às necessidades de diversos segmentos da economia local

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Os problemas estruturais e sociais deixados pelas chuvas do final de abril e início de maio em Nova Petrópolis dominaram os assuntos abordados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

É censo comum entre todos os legisladores de Nova Petrópolis a necessidade de ações urgentes para atendimento às necessidades de famílias que registraram perdas devido as instabilidades, bem como a produção no campo e no comércio, serviços e indústria que veem a queda vertiginosa no faturamento com o esvaziamento da cidade que tem acessos dificultados devido a queda de pontes, de barreiras e estado crítico de algumas estradas.

O vereador Daniel Michaelsen(Republicanos), foi a tribuna para dizer que é momento de unir forças e enfatizou a necessidade de que se crie um comitê de crise aberto à participação de todos, entidades, instituições, organizações empresariais, e lideranças da comunidade. O vereador disse entender que a forma de criação do comitê municipal de crise está em desacordo com a necessidade do momento. “Nova Petrópolis é o berço do cooperativismo e é preciso união em prol de um objetivo para a coletividade sendo essa uma atitude que deveria ser tomada pelo Executivo por que há muita gente querendo ajudar”, disse ao citar exemplos de urgência como a reconstrução das pontes do Rio Cai na BR-116 e a ponte que liga as cidades de Linha Nova e Feliz.

O vereador Alexandre da Silva(PSB) que preside o Poder Legislativo concordou com a colocação no sentido de que o comitê de crise precisa ser amplo. Destacou, porém, que os encontros já realizados foram capitaneados pelo Executivo que vem mobilizando especialmente as entidades empresariais. O vereador disse ver como urgente, ações em prol do comércio e a indústria que enfrentaram nos últimos anos a pandemia da Covid-19 e duas enchentes. Reforçou o presidente que é preciso, além da participação de todos no comitê, também envolver a Região, pois haverá necessidade da coletividade pressionar o Governo Federal para que aplique recursos pesados na recuperação de estradas, pontes e rodovias não só em Nova Petrópolis, mas também em outros municípios da Serra muito atingidos pelas cheias.

“Além do comitê de crise amplo, ganharemos mais força se trabalharmos essas questões regionalmente”, disse reiterando ser preciso estruturar forças, ter um plano de ação e não parar. Alexandre da Silva voltou a elogiar a sociedade civil que participou lado a lado no atendimento aos atingidos pelas águas e parabenizou aos voluntários por tudo que fizeram. “Esse é o papel de uma sociedade que não precisa ter cargo eletivo quando quer ajudar”, finalizou.


Créditos da Foto: Antonio Brito - Assessoria de Comunicação/ CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis