08/05/2024

Sessão Ordinária teve momento de oração aos atingidos pela enchente no RS e em Nova Petrópolis

Legisladores pontuaram a importância do voluntariado e o exemplo que vem sendo dado pela comunidade de Nova Petrópolis frente às dificuldades impostas pelos reflexos das enchentes

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores teve um momento de reflexão nessa terça-feira(7), tendo em vista os reflexos deixados na vida de cada cidadão e cidadã atingidos, de alguma forma, pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul e também a Serra Gaúcha.

O vereador Tarcísio Brescovit(PL), foi o primeiro a ir à Tribuna do Poder Legislativo e lembrar da bravura dos socorristas que estão atuando no auxílio às vítimas da enchente. Solicitou ao presidente Alexandre da Silva(PSB), que fosse feito um momento de oração, e foi prontamente atendido, pedindo pela saúde e bem-estar das pessoas atingidas pelas enchentes. O vereador parabenizou o trabalho dos bombeiros voluntários e também os voluntários que atuam em Nova Petrópolis no socorro a famílias ilhadas e que precisaram ser removidas de suas propriedades para um local mais seguro. Quem acompanhou a sessão ordinária pelo you tube pode acompanhar ao vivo o momento reflexivo e o relato do legislador(foto).

O presidente Alexandre da Silva disse que o momento era de somar esforços esquecendo siglas partidárias. Destacou a união de todos da comunidade que está dando um exemplo fora do comum. “Numa situação dessas é perfeitamente compreensível que o poder público não tem perna para atender tudo. A união da comunidade, a solidariedade, e a preocupação de uns com os outros é exemplar”, disse; e foi além ao lamentar que alguns ainda tem espaço para criticar o que está sendo feito, porém lembrou, “ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos”.

A vereadora Kátia Zummach(PSDB), destacou que em situações catastróficas é preciso que as pessoas ajudem e a comunidade de Nova Petrópolis está demonstrando como o voluntariado é importante. A legisladora registrou que foram muitos momentos de emoção e muitos dos resgatados estão em pontos de arrecadação se voluntariando para ajudar a quem precisa. “Mesmo com as perdas materiais, a gente teve a benção de não ter nenhuma vida perdida. Há ainda muito trabalho a fazer, então quem puder doar algo, doe, quem puder ser voluntário, seja”, disse ao lembrar o valoroso trabalho das forças de segurança, dos bombeiros voluntários e do poder público que tem sido incansável em atuar na liberação das estradas afetadas pelas enchentes.

Os vereadores Oraci de Freitas(PP), Cláudio Gottschalk(PDT), e Daniel Michaelsen(Republicanos), também se manifestaram na tribuna da Câmara de Vereadores. “É de se preocupar com a situação das localidades do interior”, disse o vereador do PDT ao agradecer quem está na linha de frente do socorro às vítimas, por que ainda há muita dificuldade. Daniel Michaelsem disse ser uma situação nunca vista e alertou para a necessidade de se ter um plano de evacuação para situações de catástrofe como a que está ocorrendo. O vereador do Republicanos lembrou ainda que há muitas famílias sem energia elétrica, reiterado o seu empenho e dos demais para o reestabelecimento do abastecimento assim que possível.

O vereador Jorge Luiz Lüdke(PSDB), também foi a tribuna para registrar fatos históricos de intempéries que atingiram Nova Petrópolis e afirmou que mais este evento mostrou “que a gente não está preparado”. O governista fez menção às dificuldades que serão enfrentadas também pelo comércio e afirmou que o setor terá de se reinventar. “Como se manter sem acesso, sem turista, sem consumo. Haverá muitas dificuldades”, previu.

Jorge Lüdke parabenizou os envolvidos no socorro às pessoas que precisam e afirmou saber que o povo de Nova Petrópolis dará a volta por cima. “Vocês são um povo trabalhador. Nova Petrópolis só é o que é, por causa de vocês”, sublinhou.

Foto: You Tube - Câmara de Vereadores

Edição: Antonio Brito - Comunicação CVNP