A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis homenageou, em sessão solene, o Coro Masculino Mil Venturas da Linha Brasil pelos 122 anos de história. A homenagem ocorreu na segunda-feira, 9 de outubro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. Em ato simbólico, o vereador Oraci de Freitas (Progressistas), proponente da homenagem, entregou uma placa de reconhecimento ao diretor do Coro, Alcido Thiele. Durante a sessão solene, os vereadores destacaram a importância do Coro Masculino Mil Venturas para a cultura e a história de Nova Petrópolis, visto que é um dos corais mais antigos em atividade no município e tem como objetivo cultivar hinos folclóricos alemães e brasileiros, além de músicas religiosas.
O requerimento de homenagem ao Coro Masculino Mil Venturas da Linha Brasil, apresentado pelo vereador Oraci de Freitas, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 19 de setembro de 2023.
Em sua fala, Oraci afirmou estar muito feliz e honrado por prestar essa homenagem ao Coro Masculino Mil Venturas. “O Coro mantêm acesa a chama da cultura e da música em Nova Petrópolis. Parabenizo o coral, que nesses 122 anos leva alegria as festas do município e do estado e apoio as famílias em momentos de tristeza. Desejo vida longa ao Coro Masculino Mil Venturas da Linha Brasil”, disse Freitas.
A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), enalteceu os momentos vividos pelo Coro Masculino Mil Venturas nos 122 anos de história.
“Queremos agradecer ao Coro por todas as apresentações e por todas as ocasiões que estiveram junto à comunidade de Nova Petrópolis. Essa é uma sessão para reconhecermos todos os momentos vividos pelo coral, momentos de alegria em festas e momentos de consolo em atos fúnebres. Parabenizo a todos que fizeram parte desses 122 anos e que o Coro continue participando ativamente das atividades do município e do estado”, destacou Kátia.
O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, ressaltou a dedicação do Coro Masculino Mil Venturas em representar o município.
“Estamos celebrando a vida e a história do Coro Masculino Mil Venturas. Parabenizo o coral pela dedicação e por participarem de momentos tão importantes no município. Por vezes, os coralistas abrem mão de momentos com seus familiares em prol de apresentações e compromissos com o coral, e é nessa sessão solene de homenagem que queremos reconhecer esse esforço de representar a comunidade de Nova Petrópolis. Desejo que essa riqueza cultural continue viva por anos”, salientou Wolf.
O presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, Celso Seefeld, agradeceu e reconheceu o trabalho do Coro Masculino Mil Venturas na comunidade da Linha Brasil e no município.
“O Coro Masculino Mil Venturas é uma das organizações mais antigas em atividade no município. Para a comunidade da Linha Brasil, o coral é um orgulho imenso, são coralistas que encontram no canto a motivação para sua vida. O Coro é um departamento da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e nós sabemos da dedicação dos cantores para com a música, são ensaios e mais ensaios, pois cantar é um dom. Parabenizo a todos que fizeram e faz parte dessa história”, disse Seefeld.
Em nome dos coralistas, o diretor do Coro Masculino Mil Venturas, Alcido Thiele, contou um pouco da sua experiência como cantor do coral e agradeceu a todos que já participaram do coral.
“Falar de um coral com 122 anos não é fácil. É uma história que resume-se em festas, sonhos e despedidas. Participo do coral há 47 anos, sendo 30 anos diretor. Nesse tempo, muitas coisas mudaram. Anos atrás, um senhor percorria 40 quilômetros de bicicleta para avisar os coralistas sobre os ensaios. Hoje, basta enviar uma mensagem no WhatsApp. Durante esse período em que participo, tivemos muitos colegas coralistas e regentes. Somos gratos a todos que já participaram e participarão, escrevendo lindas histórias. Muito obrigado coralistas, familiares e amigos por sempre estarem dispostos a ajudar o Coro”, destacou Thiele.
Também fizeram uso da palavra os vereadores Alexandre da Silva (PSB), Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Josué Drechsler (MDB) e Tarcísio Brescovit (Patriota). Além disso, o padre Delcio Miguel Reiter, em nome da equipe ecumênica, deu sua benção e mensagem.
No início da sessão solene, as autoridades e o público presente fizeram um minuto de silêncio em memória de Erio Seefeld, ex-vereador de Nova Petrópolis e ex-presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. Erio foi vereador por cinco mandatos e 28 anos presidente da Sociedade.
Ao final da sessão solene, o Coro Masculino Mil Venturas da Linha Brasil apresentou duas músicas ao público presente. Além disso, quem participou da solenidade pôde conferir fotos e fatos sobre o Coro nesses 122 anos de história.
A Sessão Solene em Homenagem ao Coro Masculino Mil Venturas da Linha Brasil foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube oficial da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, neste link https://www.youtube.com/watch?v=-l5ieNL9tJg.
A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis ressalta que esta foi a segunda homenagem prestada ao Coro Masculino Mil Venturas da Linha Brasil pela Casa Legislativa Municipal. A primeira foi realizada em 2011, pelos 110 anos do Coro.
HISTÓRICO DO CORO MASCULINO MIL VENTURAS
O Coro Masculino Mil Venturas foi fundado em 20 de outubro de 1901, com o propósito de cultivar hinos folclóricos alemães, brasileiros e músicas religiosas. As religiosas eram especificamente apresentadas em funerais.
As circunstâncias levaram as suas lideranças a formarem uma Sociedade Organizada, que passou, então, a atender formalmente seus associados em funerais. Não chegaram a formar patrimônio com bens materiais, sendo sempre acolhidos e apadrinhados em escolas ou salões para se reunirem e praticarem o canto.
No começo, os ensaios eram realizados na casa de Henrique Pottratz, e, anos mais tarde, o coral passou a ensaiar e realizar festas no Salão Dinnebier, ambos na comunidade de Linha Brasil.
Desde 1972, os ensaios passaram a ser realizados na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, onde, no ano de 1980, se tornou departamento da mesma.
Os últimos regentes foram Laurilo Blauth (in memoriam), Paulo Utzig e, atualmente, Geraldo Boone. Alcido Thiele é diretor do Coro desde 1991. O primeiro regente do Coro Mil Venturas foi Anton Schumann.
Nas últimas décadas, o coro participou ativamente em encontros de coros em Nova Petrópolis e em outros municípios da região, bem como em encontros de coros em Santa Catarina.
Anualmente, realizam uma festa em beneficio ao Coro, se apresentam em festas e prestam homenagem fúnebre aos associados da Sociedade Linha Brasil. Conta, hoje, com 16 coralistas.
A grande maioria dos coralistas canta de forma voluntária, se sentindo muito honrados em preservar as tradições e transmitir alegria nas apresentações festivas e consolo, e nas homenagens fúnebres.
CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis