Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

09/08/2023

Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café é homenageado pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

Homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre da Silva

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na sessão ordinária de terça-feira, 8 de agosto. Em ato simbólico, o vereador Alexandre da Silva (PSB), proponente da homenagem, entregou uma placa de reconhecimento ao presidente do Sindicato, Ari Arsênio Boelter, e a vice-presidente, Mariana Caroline Marcon. Durante a homenagem, os vereadores destacaram a importância do Sindicato em lutar por direitos e melhoria das condições de vida do agricultor nos 60 anos de existência.

Em sua fala, o vereador Alexandre da Silva relembrou a história do Sindicato e destacou a importância da instituição.

“Essa entidade defende uma das profissões mais importantes para a sociedade e para o ser humano, que é quem produz o alimento, o agricultor. Com a homenagem, queremos reconhecer esse trabalho que fortalece o produtor rural e a agricultura. Parabenizo a todos os associados e toda a diretoria do Sindicato pelos 60 anos de história e desejo sucesso”, disse Silva.

A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB), ressaltou que a permanência de jovens na agricultura é essencial para a sociedade.

“O Sindicato precisa cada vez mais ajudar os agricultores e incentivá-los a investir na agricultura, assim como os Poderes Executivo e Legislativo, que trabalham para criar e melhorar as políticas públicas. Sabemos que trabalhar com a agricultura não é fácil, as dificuldades são muitas por conta das condições climáticas. Mas, precisamos incentivar cada vez mais essa atividade, para que nossos jovens possam ter a oportunidade de trabalhar com a agricultura”, destacou Kátia.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, salientou a importância da parceira entre o Sindicato e o Poder Público.

“Juntos sempre buscaremos encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida dos agricultores. A história do Sindicato também é a história de Nova Petrópolis, um município formado por produtores rurais. Ao longo desses 60 anos, muitas pessoas estiveram envolvidas no trabalho do Sindicato, para que instituição continuasse sua história. Por isso, parabenizo a todos e agradeço pelo trabalho realizado em prol dos agricultores”, disse Wolf.

O deputado estadual Elton Weber, que também foi presidente do Sindicato de 1994 a 2003, parabenizou a instituição e evidenciou a luta dos agricultores para que suas reivindicações fossem atendidas ao longo da história.

“São 60 anos de lutas e conquistas, sempre avançando para melhorias e incentivando a agricultura. O Poder Público Municipal e o Sindicato sempre mantiveram parceiras ao longo dos anos, uma forma de cooperação, o que engrandece ainda mais os agricultores de Nova Petrópolis. Juntos sempre lutaram pelas reivindicações dos produtores, melhorando a qualidade de vida destes. É sempre bom relembrar essa história, para sabermos de onde viemos e tudo o que construímos. Sucesso ao Sindicato e parabéns a todos os associados”, ressaltou Weber.

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Mariana Caroline Marcon, afirmou que a agricultura do município vem crescendo de forma colaborativa e comunitária.

“Nós representamos a agricultura familiar, a base que temos em Nova Petrópolis, pela diversidade da produção de alimentos, pela preservação cultural e pela geração de renda no município. Estamos trabalhando por um associado que acredita em nós, o agricultor precisa desse apoio. Já trabalhamos muito, mas temos um futuro, e vamos continuar lutando pela agricultura familiar de Nova Petrópolis”, disse Mariana.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter, encerrou o momento de falas do ato de homenagem, dizendo que “o Sindicato sempre estará à disposição da comunidade, somos uma instituição que luta constantemente pelos direitos do agricultor e pela melhoria da agricultura no município. Agradecemos a homenagem, nós agricultores temos orgulho da profissão que escolhemos e de quem somos”, concluiu Boelter.

Também estiveram no ato de homenagem o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke; os vereadores Carlos Antônio Simon (PSDB), Cláudio Antônio Gottschalk (PDT), Daniel Carlos Michaelsen (MDB), Egon Ackermann (Republicanos), Josué Drechsler (MDB), Oraci de Freitas (Progressistas) e Tarcísio Brescovit (Patriota); integrantes da diretoria do Sindicato, associados, imprensa local e comunidade em geral.

HISTÓRICO DO SINDICATO

A história do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café está intimamente ligada aos movimentos cooperativistas do padre suíço Theodor Amstad. Em 1902, Amstad fundou, juntamente com um grupo de pessoas, na Linha Imperial – Nova Petrópolis, a Bauerkasse – Caixa de Crédito Rural, baseado no sistema Raiffeisen da Europa. A partir desta iniciativa de união de esforços para proteger os interesses dos colonos e suas condições financeiras, são intensificados os movimentos associativistas e sindicalistas relacionados ao "Bauerverein" - sindicato agrícola, incentivados pelos imigrantes.

A criação deste movimento cooperativista e associativista foi motivado, principalmente, pela desmotivação, abandono e desorganização dos colonos, sem perspectivas de poderem reunir-se num órgão representativo que atendesse aos interesses da classe, instigando as autoridades a preocuparem-se com as suas reivindicações. As dificuldades, todavia, foram inúmeras ao longo de vários anos. As resistências e o descrédito foram intensos.

No ano de 1962, surgiu a Frente Agrária Gaúcha. Realizaram-se diversas reuniões para a criação de uma organização maior. Grupos de jovens receberam as ideias de maneira positiva, acreditando na evolução de seu trabalho, através de novas tecnologias e benefícios. Também houve importante participação e apoio da Igreja, na defesa dos interesses dos agricultores. Em 3 de junho de 1962 foi realizada a assembleia de fundação do Sindicato dos Agricultores Autônomos, em Joaneta, hoje município de Picada Café, com aprovação do estatuto e eleição da diretoria provisória. Todavia, o Ministério do Trabalho não reconheceu a iniciativa.

O anseio dos trabalhadores rurais era tão intenso que se realizou nova assembleia, em 6 de agosto de 1963, em Pinhal Alto – Nova Petrópolis para a fundação do Sindicato dos Pequenos Proprietários. Na oportunidade, foram aprovados o estatuto e a eleição da diretoria provisória, com registro da ata em livro próprio. Finalmente, a 26 de outubro de 1965, o Ministério do Trabalho e Previdência Social reconheceu oficialmente a carta sindical, estando, assim, fundado o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis.

Em fevereiro de 1966 foi eleita a primeira diretoria efetiva, comprometendo-se com os princípios do movimento: defesa dos direitos dos associados; reivindicação dos interesses comuns da classe, junto às autoridades; representação dos associados; promoção e organização dos associados; colaboração, com o Estado, como órgão técnico e consultivo; orientação dos associados; integração dos associados em nível nacional com os demais companheiros da categoria; prestação de serviços gerais. No mesmo ano, a entidade filiou-se à Federação dos Agricultores da Agricultura (FETAG).

LINHA DO TEMPO

Após a criação oficial, sucederam-se importantes fatos, contribuindo com o sucesso da entidade:

1968 – aquisição de terreno e início da construção da Sede;

1972 – encaminhamento das primeiras aposentadorias e aquisição do primeiro veículo; 1973 – inauguração da Sede;

1974 – recebimento de ambulância do Ministério do Trabalho e Previdência Social;

1975 – trailer com equipamento dentário e aquisição de dois terrenos;

1976 – instalação da farmácia da entidade;

1977 – instalação do Laboratório de Análises Clínicas;

1983 – início do movimento para a aposentadoria da trabalhadora rural;

1987 – reconhecimento do direito auxílio doença para os trabalhadores rurais;

1989 – assinatura do protocolo de aposentadoria de um salário-mínimo aos trabalhadores rurais;

1992 – primeiras reuniões em Picada Café para extensão de base de Nova Petrópolis; 1993 – aquisição de área para instalação da subsede;

1994 – instalação da Emater na sede e início dos cursos de capacitação rural com o Sebrae;

1996 – inauguração da subsede de Picada Café;

2003/2018 – Reestruturação interna;

2019 – primeira vez que uma mulher assume vice-presidência;

2020 – Associação dos Apicultores;

2021 – parceria com Sabores da Colônia;

2023 – 50% de mulheres na diretoria.

ATIVIDADES DO SINDICATO

A função do Sindicato é lutar por direitos e melhoria das condições de vida do agricultor. Neste sentido, a aposentadoria, o financiamento do Pronaf e o SUS (Sistema Único de Saúde) foram conquistados. Talvez sejam estas as principais conquistas, todavia há tantas outras, como o direito de adquirir o protetor solar de forma gratuita, o código florestal aprovado no ano de 2012, que possibilita de forma mais clara as atividades agrícolas. No mesmo sentido, pode-se citar a Reforma Previdenciária: após intensa mobilização, o setor agrícola foi a única categoria profissional a manter todos os seus direitos.

O Sindicato fornece aos seus associados uma infinidade de serviços, como assistência médica, dentistas, quiropraxia, fisioterapia, psicóloga, além de diversos convênios com especialistas, laboratórios, clínicas, das mais diversas áreas. Também possui orientação e atendimento jurídico, convênio com o INSS, para encaminhamentos previdenciários, convênio com o INCRA, realização de cadastros, como o ITR (Imposto Territorial Rural), CCIR (Cadastro de Certificado de Imóvel Rural), cadastro d’água e outorga, CAR (Cadastro Ambiental Rural), licenciamento ambiental, contratos de parceria e comodato, arrendamentos, entre outros.

A entidade ainda possui convênio com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) para a realização de diferentes cursos, fornecidos para os associados, além de assistências técnicas nas propriedades rurais. Destacam-se os cursos de Panificação Caseira, Apicultura e Aplicação correta de defensivos agrícola.

PRESIDENTES

Walter Seger – 1963 a 1966

José Luiz Wittmann – 1966 a 1968

Marino José Wolf – 1968 a 1988

Edmundo Hansen – 1988 a 1991

Marino José Wolf – 1991 a 1994

Elton Roberto Weber – 1994 a 2003

Aloisio Utzig – 2003 a 2019

Ari Arsênio Boelter – 2019 até os dias atuais

Fonte do histórico: Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis