Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

01/03/2023

Pela primeira vez na história, Legislativo de Nova Petrópolis contará com seis mulheres vereadoras

Vereadoras participarão de três sessões ordinárias no mês de março

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis da próxima terça-feira, 7 de março, contará com seis mulheres vereadoras: Kátia Regina Zummach (PSDB), Naira Sauter Seibt (MDB), Maria de Fátima Martins (PSDB), Vera Lúcia Frank (MDB), Rafaela Jordana Vargas dos Santos (PSB) e Ana Paula Silva de Castro Mascarin (Progressistas). A presidente da Casa Legislativa Municipal, Kátia Regina Zummach, solicitou aos colegas vereadores que avaliassem a possibilidade de ceder seu espaço para as suplentes mulheres no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

As suplentes Maria de Fátima Martins, Vera Lúcia Frank, Rafaela Jordana Vargas dos Santos e Ana Paula Silva de Castro Mascarin tomarão posse na terça-feira, 7 de março, e legislarão por 15 dias, até 21 de março. Já a suplente Naira Sauter Seibt tomou posse dia 22 de fevereiro e também ficará como titular até 21 de março. Dessa forma, três sessões ordinárias serão compostas por seis mulheres vereadoras, nos dias 7, 14 e 21 de março.

A suplente Maria de Fátima Martins vai legislar no lugar do vereador Carlos Antônio Simon (PSDB); a suplente Vera Lúcia Frank tomará posse no lugar do vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB); a suplente Rafaela Jordana Vargas dos Santos vai legislar no lugar do vereador Alexandre da Silva (PSB); a suplente Ana Paula Silva de Castro Mascarin tomará posse no lugar do vereador Oraci de Freitas (Progressistas), e a suplente Naira Sauter Seibt já tomou posse no lugar do vereador Josué Drechsler (MDB), que cedeu seu lugar por 30 dias.

O vereador Tarcísio Brescovit (Patriota) cedeu seu lugar para o suplente Luiz Antonio Leite Palmer (Patriota), que tomará posse na terça-feira, 7 de março. Já os vereadores Cláudio Antônio Gottschalk (PDT) e Egon Ackermann (Republicanos) continuarão como titulares.

Segundo Kátia, o objetivo da ação é promover a reflexão sobre a participação das mulheres na política.

“As mulheres são mais de 50% da população, mas nos espaços de poder elas são minoria. As mulheres também são capazes, apenas nos faltam oportunidades em diversos momentos e essa será uma oportunidade onde teremos mais mulheres debatendo os assuntos do município. Pela primeira vez na história de Nova Petrópolis teremos a maioria feminina na Câmara de Vereadores, graças ao apoio dos colegas vereadores, pois em várias situações outros suplentes homens abriram mão da vaga para que a suplente mulher assumisse. Com uma soma de esforços, essa sessão diferenciada será possível, uma homenagem grandiosa para todas as mulheres”, afirma a vereadora.

Kátia lembra, também, que a ex-vereadora Elisabeth Cristina Seibt foi a primeira presidente mulher da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, no ano de 2000, e somente 22 anos depois outra mulher ocupou o cargo novamente.

“A ideia de pedir aos colegas vereadores que cedessem seu espaço para as suplentes mulheres é justamente para valorizar a presença da mulher na política nas vésperas do Dia Internacional da Mulher e durante o mês de março”, destaca a presidente.

Em 2022, a sessão ordinária de 3 de maio também entrou para história da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis. Pela primeira vez, três mulheres ocupavam cadeiras no Legislativo Municipal: Kátia Regina Zummach, Maria de Fátima Martins e Patrícia Mendes Diniz (Progressistas).

Na 11ª Legislatura (1997 a 2000) Nova Petrópolis elegeu duas vereadoras titulares: Elisabeth Christina Seibt, que então foi presidente no ano de 2000, e Débora Schwantes Braga. Já na 14ª Legislatura (2009 a 2012) e na 15ª Legislatura (2013 a 2016), a vereadora titular Simone Elisa Michaelsen Hafner fez parte do corpo de vereadores de Nova Petrópolis. Depois, na 16ª Legislatura (2017 a 2020), Kátia Regina Zummach é eleita pela primeira vez como vereadora, seguindo até a legislatura atual. Além disso, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis já contou com suplentes mulheres em exercício em outras oportunidades.

SOBRE A SESSÃO

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a sessão ordinária da próxima terça-feira, 7 de março, contará com a apresentação do grupo vocal feminino Tom de Mulher, de Nova Petrópolis e região. Também serão exibidas as fotos das mulheres que participaram da campanha “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, promovida pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis nas redes sociais.

A sessão ordinária tem início às 18h30min e ocorre no Plenarinho da ACINP, localizado no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Também pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do youtube “Câmara Nova Petrópolis”.

 

CAMPANHA “LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!”

Como forma de homenagear todas as mulheres, a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis lançou nas redes sociais, no dia 22 de fevereiro, a campanha “Lugar de mulher é onde ela quiser!”. O objetivo é mostrar a pluralidade de mulheres que vivem no município.

Para participar da campanha, a mulher deve enviar uma foto sua ou em um grupo de mulheres com os seguintes dados: nome completo, sua profissão ou atividade preferida, seja em casa ou no trabalho e, se quiser, como gosta de ser chamada: mãe, vó, tia, amiga, etc. As fotos devem ser enviadas até quinta-feira, 2 de março, para o WhatsApp Oficial da Câmara de Vereadores: (54) 3281-1710.

Além de serem exibidas na próxima sessão ordinária, 7 de março, as fotos enviadas serão veiculadas nas redes sociais oficiais da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

As fotos enviadas estarão automaticamente concordando com a autorização da imagem para a finalidade descrita.

 

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis