O Projeto de Lei do Legislativo nº 015/2022, de autoria do vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB), foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 20 de dezembro. A matéria legislativa denomina de “Rua Pommerland’ a “Rua A” do Loteamento Pommerland, situada na localidade de Linha Imperial.
De acordo com Michaelsen, a “Rua A” do Loteamento Pommerland ficará denominada de “Rua Pommerland” em homenagem aos Boêmios, que colonizaram o Distrito dos Boêmios, do qual Linha Imperial faz parte.
“Os imigrantes que chegaram a Nova Petrópolis desde 1858 eram na maior parte oriundos dos ‘Estados Alemães’: Pomeranos, Saxões, Renanos e Boêmios do Império Austro-húngaro. Além destes, alguns franceses das regiões limítrofes franco-germânicas, holandeses, belgas, poloneses, russos e até irlandeses e escoceses que haviam fugido dos Estados Unidos devido à Guerra da Secessão também se instalaram no município”, afirma Daniel.
Segundo o vereador, estes imigrantes, apesar de sua heterogeneidade, conseguiram iniciar um processo cultural específico da região, com a interação dos elementos culturais importados e os encontrados na região, vindos dos "tropeiros" que desciam dos Campos de Cima da Serra com suas manadas, rumo aos mercados urbanos.
“A localidade de Linha Imperial faz parte do ‘Distrito dos Boêmios’, criado por meio de um projeto de lei, encaminhado pelo ex-vereador Pascoal Grings, em 2009. A grande maioria das famílias que habitam as localidades que formam o Distrito são de origem Boêmia, que foi um dos Sudetos alemães, junto com a Morávia e a Silésia, incrustados no então Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca. Temos também o Grupo de Danças Böhmerland, que surgiu em 1987 como forma de lazer, homenageando os imigrantes boêmios que colonizaram a localidade de Linha Imperial, marcando-a com seus trejeitos enriquecendo culturalmente a comunidade”, destaca Michaelsen.
Conforme o texto da matéria legislativa, o nome “Böhmerland” significa “Terra da Boêmia”, homenagem feita aos colonizadores. O Grupo tem por objetivo manter vivas as tradições por meio da dança e teatros, promovendo noites culturais e realizando a "Sudetenfest" (Festa dos Sudetos).
“Sudetos-alemães são chamados os nossos antepassados que saíram da Boêmia, atual República Tcheca, em busca de uma nova vida em Nova Petrópolis. O Böhmerlandanzgruppe se orgulha por ter oportunizado a apresentar a cultura que preserva por meio de diversas apresentações pelo país e, inclusive, no exterior. O grupo já fez apresentações em Nova York, Japão, Alemanha e na República Tcheca, na cidade co-irmã Jablonec nad Nissou, cidade esta de onde partiram nossos ancestrais rumo ao Brasil”, conclui Daniel.
CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis