A Corporação da Brigada Militar de Nova Petrópolis foi homenageada pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira, 29 de novembro. A homenagem ocorreu por meio da Moção nº 005/2022, encaminhada pelo presidente da Casa Legislativa Municipal, Alexandre da Silva (PSB). A moção teve como objetivo reconhecer o trabalho dos policiais nesses 185 anos de instituição no Rio Grande do Sul, completados no dia 18 de novembro. Alexandre fez a entrega de uma Placa de Homenagem ao 1º Tenente Comandante de Nova Petrópolis, Mateus Pelizzaro, como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. Os brigadianos também receberam certificados de agradecimento pela dedicação em combater os males da sociedade e proteger o bem.
De acordo com Alexandre, a Brigada Militar cumpre o papel fundamental de garantir a segurança pública, trabalho que é desenvolvido 24 horas por dia, sem distinção de feriados e domingos.
“Os policiais são profissionais sinônimos de proteção, coragem, honra e determinação. Todos os dias saem de suas casas com o dever de guardar a sociedade dos males, deixando o cotidiano da população mais seguro. Os policiais merecem respeito, admiração e valorização. É com muita honra e gratidão que a Câmara de Vereadores homenageia a instituição Brigada Militar’, destaca Silva.
Em sua fala, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, destacou a importância da Brigada Militar em garantir a segurança dos moradores e turistas, visto que o município é reconhecido nacionalmente.
“A luta da Administração Municipal vai ser incansável em conseguir mais efetivos, viaturas e equipamentos para a Brigada Militar, esse é o nosso compromisso como forma de reconhecimento pela valorosa missão de proteger a comunidade. A segurança pública é um trabalho coletivo, da Brigada Militar, do Poder Público e da comunidade, um reflexo da presença do cooperativismo em Nova Petrópolis”, disse Wolf.
O 1º Tenente Comandante de Nova Petrópolis, Mateus Pelizzaro, ressalta a importância do apoio dos Poderes Executivo e Legislativo e da comunidade geral.
“A responsabilidade de garantir a segurança pública é o nosso dever, mas precisamos desse apoio para cumprir a missão que nos é designada. Agradeço todos os policiais que cumprem o seu papel. Nova Petrópolis vem crescendo e a cidade precisa de policiamento. Queremos ser referência em segurança e vamos trabalhar cada vez mais para garanti-la”, afirma Pelizzaro.
Para o Capitão Ubirajara da Rocha Dill, comandante da Companhia de Canela, não existe comunidade forte sem uma polícia forte.
“Ser policial é um dom, amamos a nossa profissão. A segurança pública é um dos bens mais caros da sociedade, mas investir nele é muito barato. Estamos aqui para preservar a vida das pessoas. Nos sentimos lisonjeados pelo reconhecimento e pela homenagem”, comenta Dill.
Corporação homenageada:
Capitão Ubirajara da Rocha Dill – Comandante da Companhia de Canela
1º Tenente Comandante Mateus Pelizzaro
1º Tenente PME Marcelino Gava
1º Sargento Mari Cristiane Oliveira Mendes
2º Sargento Juliano Reis da Rosa
2º Sargento PME Luiz Henrique Kempf
Soldado Gilvanir Cristina Beckers
Soldado Benjamim Almeida de Andrade
Soldado Lisiane Maria dos Santos
Soldado Lenise Inês de Santos
Soldado Marcio André Flores Paz
Soldado Tiago Antunes de Melo
Soldado Vagner Batista de Camargo
Soldado Dionathan Rinques Martins
Soldado Deivid Batista dos Santos
Soldado Leonardo de Souza do Espírito Santo
Soldado Cristiane Cardoso Machado
Soldado Rodrigo Chaves Pacheco
Soldado Igor Idalgo Perdoná
Soldado Clodoci Araújo Liscano Júnior
CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis