Os Projetos de Lei do Executivo nº 097/2022 e nº 099/2022 foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira, 18 de outubro.
O Projeto de Lei nº 097/202 declara cidade-irmã de Nova Petrópolis o município de Socorro, do estado de São Paulo.
A cidade de Socorro está localizada junto à Serra de Mantiqueira, numa extensão de 449,2 Km² e, assim como Nova Petrópolis, conta com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico.
As principais atividades econômicas de Socorro são o turismo, o comércio e os serviços, além da agricultura, o que também se assemelha com Nova Petrópolis. Socorro também é polo malheiro, oferecendo uma feira permanente de malhas e tricô. Os dois municípios contam com uma grande riqueza natural, com ambos explorando fortemente o turismo rural e de lazer.
O Poder Executivo destaca que o município de Socorro já declarou irmandade com Nova Petrópolis por meio da Lei Municipal nº 4.409/2021.
Portanto, para a Prefeitura Municipal, por se tratar de uma identificação geográfica, econômica e social entre as duas cidades, que exploram de forma semelhante o turismo, firmar irmandade com o município de Socorro é uma importante oportunidade para a integração entre os povos e o mútuo engrandecimento nos aspectos culturais, sociais e econômicos.
Já o Projeto de Lei nº 099/2022 declara cidade-irmã de Nova Petrópolis o município de Campina das Missões, do estado do Rio Grande do Sul.
Campina das Missões é um município de colonização permanentemente germânica, contando, aproximadamente, com 75% de descendentes alemães. Por conta disso, há uma semelhança de identidade cultural, arquitetônica e folclórica entre Nova Petrópolis e Campina das Missões.
Além disso, a economia de Campina das Missões é baseada na agricultura e na pecuária, sendo a terceira maior bacia leiteira da microrregião, produzindo mais de 38 milhões de litros de leite ao ano. O município também fomenta e explora o turismo e o artesanato, sendo que o projeto “A Magia do Natal” é uma referência para toda a região, contando com mais de 350 artesanatos participantes.
Portanto, levando em conta a identificação sob muitos aspectos entre as duas cidades, para o Poder Executivo Municipal, firmar irmandade com a cidade de Campinas das Missões também é uma importante oportunidade para a integração dos povos e o mútuo engrandecimento nos aspectos culturais, econômicos e sociais.
CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP
Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis