Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

13/07/2022

Aprovado projeto de lei que denomina rua da Vila Olinda de “Nelson Wedig”

Via está localizada no Loteamento Jardim Europa

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2022, de autoria do vereador Daniel Carlos Michaelsen (MDB), foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 12 de julho. A proposição denomina de Rua Nelson Wedig a Rua E do Loteamento Jardim Europa, localizado no Bairro Vila Olinda.

De acordo com a justificativa do projeto de lei, Nelson Wedig nasceu em 4 de outubro de 1935, em Nova Petrópolis. Filho de Gustavo Wedig e Elvira Haas Wedig, vivenciou sua infância e adolescência junto às lidas agrícolas. Teve seis irmãos: Othelga, Wilma, Dalila, Alcido, Egon e Nestor Eraldo.

“Nelson prestou serviço militar na Base Aérea de Canoas, onde aprendeu o ofício de eletricista. Aos 14 anos, começou a trabalhar na Eletrônica Nova Petrópolis, passando a vender e instalar refrigeradores, rádios e televisores. Fez instalações elétricas em toda a região, tornando-se uma pessoa muito popular. Não havia quem não o conhecesse. Trabalhou em parceria com a empresa da família Michaelsen por 31 anos, até a mesma encerrar as atividades, quando já atuava como eletricista autônomo”, afirma Daniel.

Ainda conforme a proposição, “a Família Wedig, em suas diversas gerações, sempre teve excelentes músicos, coralistas e também regentes e arranjadores. E o jovem Nelson não foi diferente: também foi músico. Começou a tocar trombone aos 17 anos, instrumento que seu pai Gustavo também tocava. Desde muito jovem, com seus irmãos Alcido, Egon e Eraldo, passou por diversas bandas, como Jazz Aloma, Super Banda Flor da Serra, Banda Caçula e Alte Kamaraden. Também foi um dos fundadores da Banda Municipal”.

“Nelson sempre foi um homem de muitos bons amigos e possuía forte espírito de liderança. Teve participação ativa na Juventude Evangélica de Nova Petrópolis, na década de 1950, onde, inclusive, foi presidente. Em 1962, casou-se com Loni Sorgetz, com quem residiu na Vila Olinda, onde compraram um pequeno e simpático chalé e lá constituíram o seu lar. Tiveram três filhas: Sandra, Dalva e Suleika. Nelson não foi apenas aquele camarada espirituoso, que para qualquer conversa ou momento tinha uma piada na manga, ou uma tirada rápida e inteligente que desarticulava qualquer um. Nelson era um visionário que, ao lado de sua esposa Loni, ajudou a melhorar a pequena Vila Olinda”, destaca o vereador.

A justificativa da matéria legisativa afirma que Wedig foi o primeiro presidente da ACPM da Escola Municipal Luiz Loeser, onde suas três filhas e neto estudaram. Também foi presidente da Paróquia e da Comunidade Evangélica de Nova Petrópolis. Empenhou-se ao máximo para a construção da Sociedade Canto Amizade e que presidiu por 25 anos. Tinha sempre ao seu lado a esposa Loni, que tinha forte atuação na OASE da Vila Olinda, sendo por 10 anos a sua presidente. Junto aos amigos e voluntários, levou o nome da Sociedade da Vila Olinda e sua comida típica alemã para diversos lugares no Brasil. Realizando almoços e jantares em outras cidades gaúchas e estados brasileiros, Nelson tornou Nova Petrópolis conhecida, o que trouxe turistas destas regiões para visitar o município. Idealizou o Jantar de Casais e, novamente junto a seus amigos, tornou este evento um grande sucesso.

“Na década de 1980, foi candidato a vereador, não se elegendo por dois votos, mas assumiu como suplente em algumas ocasiões. Ser separado pela morte de sua esposa Loni foi terrível para Nelson e ele não a superou. Depois de dois anos e três meses de separação e após quatro meses doente, Nelson faleceu na manhã de 17 de junho de 2021 e foi sepultado no Cemitério Evangélico de Nova Petrópolis. Sua vida foi realmente dedicada à comunidade da qual fazia parte. Suas ideias empreendedoras, suas palavras de motivação, conhecimento e carisma pessoal se efetivavam com entusiasmo e admiração de seus amigos, como também das pessoas que o recém conheciam”, conclui Daniel.

CRÉDITO DA FOTO: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP

Fonte: Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis