02/05/2024

Presidente da UFA avalia na Tribuna, ações do primeiro Abril Azul de Nova Petrópolis

Segundo ela, atualmente há mães que tem que buscar ajuda de outros municípios e profissionais de outras cidades porque aqui não encontram ajuda ou ela não é divulgada de forma efetiva.

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores recebeu nessa terça-feira(30), a fundadora e presidente da União das Famílias Atípicas(UFA) de Nova Petrópolis. Roberta Giuliano Falzoni destacou em sua presença na tribuna do Poder Legislativo dados e informações, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, da capacitação de profissionais, respeito, empatia e humanidade na busca de maior inclusão de pessoas autistas na sociedade.

A fundadora da UFA apresentou dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), que apontam que uma entre 36 crianças é autista, reiterando que no mundo já são mais de 70 milhões de pessoas com autismo, sendo 2 milhões só no Brasil.

Roberta Falzoni destacou ainda ser de extrema importância o diagnóstico para que seja feito o tratamento precoce para gerar funcionalidade e independência. Se ainda não conseguiu fechar o diagnóstico, deve ser feito a intervenção precoce. Lembrou que em Nova Petrópolis a Kinder e a APAE, tem profissionais independentes que realizam esse trabalho.

“Esse momento agora, aqui na TRIBUNA DA CÂMARA DE VEREADORES é de divulgação de informação para a população, na esperança de começar a gerar maior inclusão e respeito não somente às leis municipais, estaduais e federais mas também, por exemplo, quantas pessoas daqui sabem que o autista é considerado uma Pessoa Com Deficiência segundo a lei? O que significa os símbolos dos cordões? E que não é somente o suporte 3 que necessita de monitor ou AT em sala de aula; ou que é um PEI (plano de ensino individualizado)? Sabe que nem todo autista evita o contato físico ou tem atraso de fala? A complexidade do autismo é essa: é um amplo espectro e nenhum autista é igual ao outro. Mas acima de tudo, gerar empatia, compaixão e despertar uma humanidade que muitas vezes parece que está distante de muitas famílias atípicas. As políticas públicas precisam e devem ser feitas e elas só podem ser criadas com o auxílio de quem vive essa realidade. Quem vive de fora não sabe das dificuldades ou das vitórias. Temos um longo caminho pela frente, mas toda a jornada começa com o primeiro passo”, concluiu.

A Lei que instituiu o Abril Azul - de conscientização sobre o Autismo em Nova Petrópolis é de autoria do vereador e presidente da Câmara de Vereadores Alexandre da Silva(PSB); e foi aprovada por unanimidade no último dia 2 de abril.