20/02/2024

Vereador Daniel Michaelsen(MDB), encaminha indicação para resgate histórico do primeiro sepultamento no Cemitério Evangélico de Nova Petrópolis

Está na pauta da Câmara de Vereadores a indicação do vereador Daniel Carlos Michaelsem nº 001-2024 onde solicita que o Executivo Municipal avalie a possibilidade de instalação de uma placa no Cemitério Evangélico de Nova Petrópolis ao lado da pedra ferro datada de 1859, contando a história da primeira pessoa que foi sepultada no local.

De acordo com o vereador, a colocação da placa representaria um importante resgate histórico, especialmente por estar o município vivenciando neste ano, o bi centenário da imigração Alemã no Brasil.

A sugestão de colocação da placa no Cemitério Evangélico de Nova Petrópolis, localizado na Av. XV de Novembro se dá em virtude de pesquisas, em que se conclui que este foi o primeiro cemitério do município, desde a criação da Colônia Provincial de Nova Petrópolis em 07 de setembro de 1858.

A intenção é de colocar fotos dos prazos coloniais 01 e 19, lápides da Anna (criança) e Christian (avô), informações retiradas do livro Tribo Schwantes, volume 2 de autoria do Sr. Édio Schwantes, onde resgata a história da Família Schwantes, conta a história triste da menina Anna Helena Mathilde Schwantes, nascida em Neukirchen, Pomerânia em 26/03/1856 e faleceu no dia 25/07/1859, com 3 anos e 4 meses, atingida por uma árvore durante o preparo para a lavoura.

Para o vereador Daniel Michaelsen(MDB), preservar a memória da história não significa viver do passado, mas conservar com o conhecimento dos nossos ancestrais, lembrar de onde viemos e saber quem realmente somos.

Crédito da Foto: Antonio Brito/ Comunicação Câmara de Vereadores