13/03/2018

Vereadores aprovam Projeto de Lei que garante estrutura em banheiros públicos para pessoas ostomizadas

Este é o primeiro Projeto de Lei do Legislativo aprovado em 2018.

O primeiro projeto de lei de 2018 do Legislativo Municipal foi aprovado com unanimidade na sessão ordinária do dia 12 de março. De autoria do vereador Alexandre da Silva (PSB), a matéria propõe que adaptações sejam feitas em banheiros públicos para pessoas ostomizadas. Uma pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por intervenção cirúrgica a fim de fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. “É uma deficiência escondida, não percebemos no dia a dia”, disse o vereador.

Entre as alterações necessárias propostas por Alexandre estão vasos sanitários há cerca de 80 cm do chão, equivalente à altura do abdômen, para descartar o conteúdo das bolsas coletoras, ducha higiênica colocada ao lado do vaso sanitário, barras de apoio e luvas de procedimento. “Os benefícios para quem passou pelo procedimento são muitos e as adaptações simples”, disse o vereador.